LIVRETO CELEBRATIVO

RITO DE PROFISSÃO RELIGIOSA SIMPLES

FRÁTER ÁLVARO LUIZ, C.SS.R.

26.08.2024

Reunido o povo e os membros da comunidade, e estando tudo preparado, organiza-se a procissão de entrada através da igreja em direção ao altar, enquanto o coro e o povo cantam o cântico de entrada. A procissão faz-se na forma do costume. Convém que nela se incorporem os professantes, acompanhados do mestre e, nos Institutos laicais, do superior respectivo.


CANTO DE ENTRADA

MARCHA REDENTORISTA


IRMÃOS, SERVOS DE DEUS: POVO SANTO, COM O SANTÍSSIMO REDENTOR CAMINHAMOS! E NOSSO PAI, SANTO AFONSO, EM MISSÃO MARCHAMOS PARA DEUS! (2X)


COM NOSSO PAI FUNDADOR: CAMINHAMOS COM TEU POVO!
COM SÃO CLEMENTE MARIA: CAMINHAMOS COM TEU POVO
COM SÃO GERALDO MAGELLA: CAMINHAMOS COM TEU POVO
COM SÃO JOÃO NEWMANN: CAMINHAMOS COM TEU POVO, Ó SENHOR!


IRMÃOS, SERVOS DE DEUS: POVO SANTO, COM O SANTÍSSIMO REDENTOR CAMINHAMOS! E NOSSO PAI, SANTO AFONSO, EM MISSÃO MARCHAMOS PARA DEUS! (2X)



SAUDAÇÃO INICIAL

Prepósito: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. 

Todos: Amém. 


Prepósito: A paz do Senhor esteja convosco. 
Todos: O amor de Cristo nos uniu. 

Seguidamente, o superior pode fazer uma breve alocução aos presentes. Caso seja um delegado aquele que acolhe os votos, neste momento faça-se a leitura da Dispensa do Superior Geral para que este delegado acolhesse os votos. 

Confrade Joel Ígor, C.Ss.R.
Prepósito Geral da Congregação do Santíssimo Redentor

Assunto: Autorização para a Profissão de Votos do Fráter Gabriel Cova

Que a paz esteja contigo! Recebi sua carta datada de 24 de agosto de 2024, solicitando permissão para a profissão de votos do Fráter Gabriel Cova. Após uma análise cuidadosa das informações fornecidas, fico feliz em conceder a autorização para a profissão de votos do Fráter Gabriel Cova.

Reconhecendo o comprometimento, a dedicação e a maturidade espiritual do Fráter Gabriel Cova, confio que este passo em sua caminhada religiosa será abençoado pela graça do Santíssimo Redentor.

Autorizo que a cerimônia de profissão de votos do Fráter Gabriel Cova seja realizada pelo Vigário Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, o Confrade José Lucas, C.Ss.R, de acordo com as normas e tradições estabelecidas.

Enfatizo a importância deste momento e agradeço por seguir os procedimentos corretos. Que esta celebração seja uma manifestação viva da fé e do compromisso do Fráter Gabriel Cova com a missão da Congregação do Santíssimo Redentor.

Estou à disposição para ajudar em qualquer outra etapa que se faça necessária. Que a graça e a bênção do Santíssimo Redentor estejam conosco.

Com estima fraterna,
Confrade Joel Ígor, C.Ss.R.

Todos: Graças a Deus!

POSTULAÇÃO

PrepósitoFilho caríssimo: que pedis? 

Professando: Peço que me deixeis fazer a experiência da vossa forma de vida e, depois de aprovados por vós, me admitais na Congregação do Santíssimo Redentor para seguir mais de perto a Cristo. 


Prepósito: O Senhor vos conceda a sua ajuda. 

Todos: Amém. 


PrepósitoOremos. Senhor, nosso Deus, autor da santa vocação, atendei as preces deste vosso servo Gabriel Cova, que deseja entrar na nossa família para Vos servir mais perfeitamente, e concedei propício que a vida comum se converta em mútua caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Todos: Amém. 

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
Atos dos Apóstolos 2, 42 - 47


"Os que haviam abraçado a fé andavam unidos e tinham tudo em comum"


Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos.
Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”.
As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!”
As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”
Leitor: Palavra do Senhor. 
Todos: Graças a Deus. 

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 99 (100)

R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Aclamai o Senhor, ó terra inteira, 
servi ao Senhor com alegria, 
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, 
Ele mesmo nos fez, e somos seus, 
nós somos seu povo e seu rebanho.

Entrai por suas portas dando graças, 
e em seus átrios com hinos de louvor; 
dai-lhe graças, seu nome bendizei!

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, 
sua bondade perdura para sempre, 
seu amor é fiel eternamente!

ACLAMAÇÃO AO SANTO EVANGELHO

CANTO 

BENDITA, BENDITA BENDITA
É A PALAVRA DO SENHOR  

BENDITO, BENDITO BENDITO
QUEM A VIVE COM AMOR 


EVANGELHO 

Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO

Então, os professantes sentam-se também e faz-se a homilia ou alocução, na qual, a partir das leituras bíblicas, se porá em relevo a graça e a finalidade da profissão religiosa, quer para a santificação dos eleitos, quer para o bem da Igreja e de toda a família humana.


INTERROGATÓRIO

Terminada a homilia, os professantes levantam-se. O celebrante pergunta-lhes se estão dispostos a consagrar-se a Deus e a seguir a perfeição da caridade, de acordo com as Constituições da família religiosa. 


Prepósito: Filho caríssimo: No Batismo foste consagrado a Deus pela água e pelo Espírito. Quereis agora unir-se mais intimamente ao Senhor por este novo título da profissão religiosa?

Professando: Sim, quero.


Prepósito: Quereis seguir a Cristo pelo caminho da perfeição e, para isso, viver em castidade por amor do reino dos céus, abraçar a pobreza voluntária, oferecer-vos em obediência e perseverar até o fim na Congregação Redentorista?

Professando: Sim, quero.


O celebrante confirma a vontade dos professantes, com estas palavras ou outras semelhantes:


PrepósitoDeus todo-poderoso confirme com a sua graça esta vossa vontade.

Todos: Amém. 


IMPLORAÇÃO PELA GRAÇA DIVINA

PrepósitoOremos. Olhai, Senhor, para este vosso servo, que hoje, professando os conselhos evangélicos perante a Igreja, desejam consagrar-te a vida, e concedei-lhe que, pelo seu modo de viver, glorifique o vosso nome e sirvam o mistério da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém. 


PROFISSÃO 

Terminada a oração, dois irmãos já professos, vão colocar-se de pé, junto da sede do celebrante [ou do superior], para servirem de testemunhas. Os professantes, um após outro, aproximam-se do celebrante [ou do superior] e lêem a fórmula da profissão. Feita a profissão, voltam para os seus lugares, e aí ficam de pé. 

Professando: Deus eterno que constituístes em vosso Filho o mistério da Salvação e que, na Igreja, fizestes os homens participantes da obra da Redenção, eu, Fráter Gabriel Cova, guiado por vosso Espírito, tenciono consagrar-me todo a vós, seguindo de perto Cristo Salvador do mundo. Para realizar isso, livremente escolho neste momento a vida cristã marcada pelos conselhos evangélicos, emitindo para toda a vida os votos de castidade, pobreza e obediência; bem como o voto e juramento de perseverança, segundo o espírito e as normas da Congregação do Santíssimo Redentor. Igualmente me obrigo nesta Congregação, fundada por Santo Afonso principalmente para evangelizar os pobres, a levar fielmente uma vida fraterna cheia de caridade apostólica. Estejam sempre comigo vossa graça, o auxilia da Santíssima Virgem Maria e de toda a Igreja e a colaboração de meus confrades. Assim prometo e assim Deus me ajude e seus santos Evangelhos que toco com minha mão.


ENTREGA DAS ÍNSIGNAS REDENTORISTAS

VESTIMENTA DO HÁBITO

A seguir, ajudado por alguns religiosos, se entrega o hábito religioso aos novos professos, e ele próprio o veste, ou ali mesmo no presbitério ou noutro lugar adequado. 

PrepósitoRecebe este hábito, como sinal da tua consagração. Guarda interiormente a fé no Senhor, que este hábito exteriormente significa.
Professando: Amém. 


CANTO

SOAM OS SINOS EM SCALA TOCAM O MEU CORAÇÃO TAMBÉM UMA AVE-MARIA ACOMPANHA UM MISSIONÁRIO A LOUVAR
JUNTO DO POVO HUMILDE UM DEUS QUE VEM LIBERTAR:

CORAÇÃO REDENTORISTA, EM FORMA DE CRUZ SEQUIOSO DA PAZ, MORADA VIVA DO AMOR! ALEGRAM-SE OS CABREIROS QUE OUVIRAM AFONSO PREGAR



ENTREGA DAS CONSTITUIÇÕES


Prepósito: Recebe a Regra desta nossa família. Observa-a fielmente, para chegares à perfeição da caridade.

Professando: Amém. 


Depois de receber o livro, e aí fica de pé, frente àquele que acolhe os votos.


ORAÇÃO CONSAGRATÓRIA 


Prepósito: Senhor, Vós que santificais a Igreja, e a fazeis florescer na santidade, sois digno do louvor de toda a criatura. No princípio dos tempos criastes um mundo cheio de beleza, e quando se desfigurou pelo pecado de Adão, logo prometestes novos céus e nova terra. Confiastes a terra aos homens, para que eles, com o seu trabalho, a tornassem produtiva e, através dela, se encaminhassem para a cidade celeste. Congregastes na Igreja santa os vossos filhos iniciados nos santos mistérios, e por eles distribuís os vossos carismas, a uns para que Vos sirvam na santidade do matrimónio e a outros para que renunciem às núpcias terrenas, por amor do reino dos céus, em total comunhão de bens com os seus irmãos, e para viverem em tão grande caridade, num só coração e numa só alma, que sejam imagem viva da eterna sociedade dos eleitos. Por isso, humildemente Vos suplicamos, Senhor, que envieis o Espírito Paráclito sobre este vosso servo que aceitou com firmeza de fé as palavras de Cristo. Fortalecei-lhe a inteligência, e fazei que a sua vida manifeste a doutrina do Evangelho. Brilhe nele a caridade fraterna, seja zeloso pela salvação dos homens, para que, no meio do mundo, dê claro testemunho de que Vós sois o único Deus verdadeiro, e que a todos os homens amais com amor infinito. Ajudai-o, Senhor, para que suportando valorosamente os combates desta vida, receba já neste mundo o cêntuplo prometido e, por fim, mereça alcançar a felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém. 


BREVES COMUNICAÇÕES E HOMENAGENS


BÊNÇÃO FINAL


Prepósito:  Deus, que te inspirou tão bons propósitos, ilumine e fortaleça o vosso coração, para cumprires fielmente o que prometeste. 

Todos: Amém. 



Prepósito: Ele te conceda a graça de percorrer, na alegria de Cristo, o caminho estreito que escolheste, suportando de coração sereno as dificuldades do próximo
Todos: Amém. 



PrepósitoO amor de Deus faça de ti uma verdadeira família, reunida em nome do Senhor para que seja imagem fiel da caridade de Cristo. 
Todos: Amém. 



PrepósitoE a vós todos, que participastes nesta ação sagrada, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho  e Espírito Santo.
Todos: Amém. 

Postagem Anterior Próxima Postagem