GOVERNO GERAL DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
GABINETE DO SENHOR PREPÓSITO GERAL DA CONGREGAÇÃO EM APARECIDA
PE. JOEL ÍGOR, C.Ss.R.
sucessor de Santo Afonso Maria de Ligório

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
Aos estimados irmãos confrades de nossa Congregação, Saúde e Paz da parte de Nosso Santíssimo Redentor Jesus Cristo!
A Congregação do Santíssimo Redentor foi a resposta de Santo Afonso de Ligório ao chamado que ele ouviu de Jesus através dos pobres. No dia 9 de novembro de 1732, na sua amada Scala, Santo Afonso de Ligório fundou a Congregação do Santíssimo Redentor para seguir o exemplo do nosso Salvador Jesus Cristo anunciando a Boa Nova aos pobres. Portando, assim como seu carisma próprio, a Congregação tem suas vestimentas próprias, hierarquizadas de acordo a profissão feita pelo membro, ou seu grau na respectiva ordem. Essa hierarquia dos hábitos, é dada por:
- Veste para leigos que ingressarem na congregação como irmãos: Skin composta por uma camisa social manga longa, branca, por uma calça preta, cinto e sapatos marrons. Utilizada pelo leigo enquanto for noviço.
- Hábito Redentorista Temporário: Veste para leigos, seminaristas, diáconos ou padres que ingressarem na congregação. Usado até que o congregado faça seus votos perpétuos.
- Habito Redentorista com medalhas e rosário: Veste para redentoristas com votos perpétuos professos. Usado pelo membro, enquanto estiver congregado na ordem no dia a dia.
- Habito Redentorista com cruz, medalhas e rosário: Veste para redentoristas com votos perpétuos professos. Usado pelo membro, enquanto estiver em missão ou em ocasiões de extrema solenidade que necessitem de uma representação vívida do carisma redentorista.
O hábito não é uma roupa litúrgica, e sim uma peça do dia a dia. Além da veste, outros objetos, citados acima, compõem o hábito e possui significados especiais, aprouve, deste modo, citar tais significados.
- Faixa na cintura com o rosário:
Marca a devoção do Redentorista a Maria, além da necessidade de oração para ter intimidade com o Pai Eterno. O Rosário Redentorista é colocado sobre a cintura em forma de "M", para lembrar a devoção filial dos missionários à Virgem Maria.
- Medalhas:
A primeira medalha mostra de um lado Santo Afonso e de outro, o Santíssimo Redentor, que é Jesus, com a frase: "Copiosa apud eum Redemptio". O significado é "A redenção junto d'Ele é copiosa" (SI. 130), um resumo da espiritualidade redentorista. Outra medalha é a que fica no início do Rosário. Ela traz a Virgem Maria, em qualquer um de seus títulos. Não há um padrão.
- Cruz missionária:
A Cruz é o maior símbolo da redenção de Jesus Cristo. Quando estão em missão, os redentoristas portam uma grande cruz à cintura. É a Cruz Missionária, que o religioso recebe no dia de sua profissão religiosa.
- Três botões da manga:
(Diferentemente da batina diocesana, não há os tradicionais 33 botões. O motivo é a praticidade para a missão.) Os três botões recordam a Trindade Santa. Além disso, recordam três compromissos assumidos no dia da Consagração Religiosa: os votos de pobreza, de castidade e de obediência.
Com isso, em minha autoridade, renovo o citado no Decreto n°08/2023, datado do dia cinco de abril de 2023: DECRETO o uso OBRIGATÓRIO do hábito em todo esse areópago digital. Tornando-se, também, proibido o uso de quaisquer vestes que não forem próprias da congregação, assim como diz as observações gerais do decreto: “Orientações para as vestes litúrgicas” promulgado pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Desta forma, os membros que descumprirem esse decreto, terão sua atenção chamada por tal, e por conseguinte, estarão sujeitos à tomada das providências.
Deverá ser atualizada obrigatoriamente a apostila de formação de n°02 que trata também das vestes da Congregação do Santíssimo Redentor.
A Congregação do Santíssimo Redentor continua a seguir o exemplo de Santo Afonso de Ligório, dedicando-se à evangelização e ao espírito missionário, bem como à promoção da devoção ao Santíssimo Redentor em todo o mundo.
Sem mais, rogo a Virgem Maria, A Mãe Aparecida, que possa interceder por cada um dos que essas letras lerem, despeço-me rogando sobre todos. Que a bênção de Deus desça sobre vós e permaneça para sempre.
Dado e passado na Casa da Congregação em Aparecida, ao trigésimo dia do mês de janeiro do ano Santo Jubilar de 2025.
Pe. Joel Ígor, C.Ss.R
Prepósito Geral da Congregação do Santíssimo Redentor
Eu o subscrevo,
Pe. Álvaro Luiz, C.Ss.R.
Secretário Geral da Congregação do Santíssimo Redentor